quarta-feira, junho 28, 2006

Comunicação

É moda.
E por isso meio mundo fala sobre Comunicação, a outra metade ouve... ou nem por isso, se calhar também fala... e ninguém se ouve!!
Mas falar não é fácil, ao contrário do que diz o ditado. Ou melhor, falar sem dizer nada é fácil, mas falar explicando um ponto de vista de forma compreensível para os outros é difícil! Pode falar-se horas a fio e não dizer coisa nenhuma (que é apanágio da mente política), ou pode dizer-se uma frase e dizer algo importantíssimo!

E no que toca às relações humanas é uma das causas letais! A falha na Comunicação, entenda-se!
Ouvimos no discurso do outro sentidos que não são aqueles que o outro lhes dá, assumimos que o outro quer dizer o que pensamos que quer dizer. Mas é importante perceber se é, de facto, isso mesmo que o outro quer dizer.

Lembra-me uma brincadeira de criança, daquelas de roda... a mensagem... cochichamos no ouvido do amigo uma palavra, ou frase, que é passada de ouvido em ouvido, e no final do circulo, invariavelmente, a palavra inicial difere infinitamente da palavra final. Porque não se ouviu ou percebeu bem, porque não se teve cuidado quando se passou a mensagem... e o resultado é uma falha na Comunicação! E uma falha na Comunicação pode ter consequências muito gravosas para ambas as partes do processo. Pode gerar enganos desnecessários.

Portanto para solucionar um problema não basta falar, é necessário clarificar, especificar, e ter cuidado na forma como se Comunica. Para diminuir a probabilidade de falhas na Comunicação. Subentende-se que as falhas continuarão a existir, mas menos.

Nas relações humanas, estas falhas tornam-se letais na medida em que, minada pelos subentendidos e pelas entrelinhas, a relação está (a menos que os intervenientes sejam supradotados na adivinhação, que no mínimo é improvável), condenada a falhar.

Uma das “receitas” para o sucesso das relações humanas é saber Comunicar, e fazê-lo de forma transparente, inequívoca, coerente. Não é garantido o sucesso, porque existem outras coisas que são também essenciais nas relações humanas, mas é uma grande ajuda.
Brindo, como sempre, à Vida!

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 23, 2006

Indignada!!!

Uma manhã de sol em Lisboa. Trânsito habitual. Semáforos. Publicidade...

- Não quero, obrigada! (pensando... não quero mais papel!)

Mas como o que uma cidadã quer, ou não quer, é indiferente para quem distribui publicidade... o diligente distribuidor largou mais um daqueles folhetos (que parecem nascer em cada semáforo), desta vez de uma empresa de mobiliário, para dentro da janela do meu bólide, caindo sobre o meu colo, enquanto eu, incrédula, olhava pelo retrovisor enquanto o indivíduo se afastava para continuar a sua tarefa de distribuição,... mas o que é que ele não percebeu? Eu disse que não queria...

É que "não quero", quer mesmo dizer "não quero"!

Só faltava ter que colar na janela do carro um daqueles... "Publicidade Não"...
Já agora... alguém me sabe dizer se deixou de receber publicidade por ter um autocolante....??

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 21, 2006

Crescer

A maioria das pessoas só aprende as lições de vida, depois que a mão dura do destino lhe toca nos ombros.

Napoleon Hill

Etiquetas:

O dia mais longo do ano

Marca o início de um novo Verão, de um ciclo renovado...

Solstício de Verão às 13h26m. Início do Verão. O Sol está no seu ponto mais a Norte no céu. Assim, para o hemisfério Norte do planeta é o dia mais longo do ano!

Desejo que a vida se renove a cada instante!

Brindo, como sempre, à Vida!

Etiquetas:

quinta-feira, junho 08, 2006

Verdade...

Há pouco tempo atrás falou-se n'A Ovelha Branca, sobre Verdade ou não-verdade... falou-se, comentou-se, replicou-se... sobre verdade, verdades, omissões, mentiras, consequências, tolerância, confiança... e sobre pontos de vista sobre O Amor, incondicionalidades, conformismos, desconfianças, suspeitas, traições,...
Falou-se muito, pensou-se outro tanto... e fez-se alguma coisa?

Agir o Amor é importante, é essencial criar confiança, e acima de tudo é imprescindível honestidade... ser verdadeira comigo própria e com os outros... e esperar que também sejam comigo...
E é apenas isso que posso esperar... posso perdoar, mas não posso esperar que me perdoem, posso partilhar, mas não posso esperar que partilhem...

Mas... o que não se pode fazer é agradar a gregos e troianos... não se pode ter o melhor de dois mundos...

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 05, 2006

Insegurança... (des)Confiança

Há 6 meses postei sobre a insegurança no Psique e o Amor... a vida tem destas coisas... e cá estou de novo no tema...

Será possível restabelecer Confiança a partir do momento em que se cria um estado de insegurança, de (des)confiança?
E se a (des)confiança se apodera de nós, e fazemos coisas que não fariamos noutras circunstâncias...
Será que a capacidade de perdoar existe?
Que se pode dar uma segunda oportunidade?
Será que a verdade chega para alimentar a confiança? Não!
Será que é necessário dar provas de que se pode confiar? Sim!
E como é que isso se faz? Diz-se apenas: "podes confiar!"? Não, isso não chega!!
Que provas se podem dar? Como se dá provas que se pode confiar?

Não gosto de viver baseada em "ses"... mas,... e se...
Tudo começou assim...
E se...

E agora...
Correm-se riscos...

Resta Confiar!

Etiquetas:

sexta-feira, junho 02, 2006

Assim não dá!!

O PATRIOTA

António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.

Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).

Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).

Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.

Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.

Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...


(autor desconhecido, provavelmente Made in Portugal!)

Etiquetas: , ,

quinta-feira, junho 01, 2006

Hoje é o dia....



... da Criança!!!!


... da Esperança num Mundo melhor...


... do Futuro...










Acredito que existe uma criança em cada um de nós...

... que se Deslumbra com as flores,

... Sente com a Música...

... Sonha com as cores do arco-íris...

... que Sorri como Dávida de Felicidade...

... que Ama Incondicionalmente...




















Hoje é o dia de lembrar que todas as crianças do Mundo devem ser Acarinhadas, Amadas, Cuidadas...


Todos os dias deviam ser assim!


Brindo, como sempre, à Vida!

Etiquetas:

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
Status
Status
 
From n3kl.org
Number of online users in last 3 minutes